Força Nacional do SUS realiza quase seis mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Foto: Gabriel Galli/MS

Em resposta aos impactos das severas enchentes no Estado, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 5.966 atendimentos no Rio Grande do Sul. No início de maio, o Ministério da Saúde montou três hospitais de campanha nos municípios mais atingidos, contando também com equipes móveis e remoções aéreas. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O Hospital de Campanha (HCamp) de Canoas registrou 2.856 atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou 1.032. Já a unidade de São Leopoldo soma 239. As equipes móveis atenderam 1.779 mil pessoas e realizaram 60 remoções aéreas.

No HCamp de Porto Alegre, aberto há 10 dias, pacientes de diferentes idades, de toda a região metropolitana da capital gaúcha, são atendidos diariamente por 13 voluntários entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. 

Quarto hospital montado

O Hospital de Campanha de Novo Hamburgo (RS) começou a receber pacientes no fim da tarde de sábado (25). A unidade é a quarta a ser operada pelo Ministério da Saúde no Estado. O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, explica como funcionará a dinâmica: 

São seis médicos e três enfermeiros que vão atender uma capacidade de até 200 pacientes por dia. Situações como febre, dores no corpo e problemas respiratórios vão ter orientação, vão ter um primeiro manejo no hospital de campanha, que tem capacidade de fazer uma medicação.

Reforço

Mais 40 novos voluntários chegaram ao Rio Grande do Sul no sábado (25). O grupo composto por emergencistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se juntou à equipe do Força Nacional do SUS para aumentar a capacidade de atendimento nos hospitais de campanha montados pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Atendimentos da Força Nacional do SUS no RS  – Total 5.966*

  • Hospital de Campanha de Canoas – 2.856
  • Hospital de Campanha de Porto Alegre – 1.032
  • Hospital de Campanha de São Leopoldo – 239
  • Equipes móveis da FN-SUS – 1.779
  • Remoções aéreas – 60

*Dados atualizados até 26 de maio

Fonte: Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Abertura do leilão para concessão da iluminação pública em Santa Maria é adiado Anterior

Abertura do leilão para concessão da iluminação pública em Santa Maria é adiado

Abastecimento de água no distrito de Boca do Monte deve ser normalizado na tarde desta segunda Próximo

Abastecimento de água no distrito de Boca do Monte deve ser normalizado na tarde desta segunda

Geral